top of page

Brincando com funil

  • Foto do escritor: profjessyhuper
    profjessyhuper
  • 10 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

PicsArt_1433900413391[1].jpg

Funil é um material bem divertido para um bebê. A primeira reação foi colocar a boca próximo a abertura maior e fazer sons. Depois passamos para o encaixe de canudos na parte mais fina do funil e por último, o desafio foi colocar feijões nessa mesma parte fina.


Às vezes, quando o meu bebê não consegue acertar o desafio, logo de primeira, ele fica um pouco irritado. Lendo sobre o assunto, achei um texto interessante que compartilho a seguir:


"Esforço e Criatividade

Quando envolvida na exploração de qualquer objeto ou brinquedo, a criança se esforça, presta atenção e se empenha no que está fazendo, mostra sua concentração e perseverança para encaixar ou encher e esvaziar . O brincar é sempre prazeroso, mas pode criar tensão, quando a criança está empenhada em fazer algo que não consegue, por ser complexo demais, especialmente se tiver alguma modalidade de deficiência ou dificuldades de aprendizagem. Se não houver suporte afetivo, poderá ocorrer sensação de fracasso, o que paralisa a ação. Brinquedos simples, mas atrativos, são as melhores escolhas para que o envolvimento no brincar seja criativo.


Saberes das crianças

É fundamental acreditar que as crianças são capazes, sabem o que querem, selecionam os objetos de seu interesse e têm seus modos de manipulá-los. No brincar não há certo nem errado: experimentar várias vezes, “errar”, tentar de novo, sem a cobrança de resultados “corretos”. A professora que não sabe que os bebês têm saberes não oferece desafios e, num círculo vicioso, impede a descoberta de novas situações. É como se, desde cedo, a professora marcasse os bebês com o rótulo de incompetência, antecipando seus fracassos".


(Fonte:http://186.202.127.101/~klc/apoio/Brinquedos%20e%20Brincadeiras%20-%20MEC.pdf)


Quando desafiei o meu bebê a colocar os feijões dentro do funil ele não gostou, queria espalhar os feijões e não colocá-los dentro do recipiente. Tentei por algumas vezes explicar a brincadeira, mas ele não quis realizá-la. Então, deixei ele livre e pude notar como o bebê já demonstra sua preferência, voltou a encaixar os canudos e tudo ficou em paz.


E como anda suas experiências???

Comente aqui!

 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page