top of page

Que som, que som é este? Quem sabe o nome dele?

  • Foto do escritor: profjessyhuper
    profjessyhuper
  • 12 de jun. de 2015
  • 1 min de leitura

PicsArt_1434108077491[1].jpg

"A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada".

Luiz Carlos Leonardo Mendonça Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO


Criar instrumentos musicais é uma fonte de entretenimento garantida. A criança naturalmente é atraída pelos diversos sons produzidos. Chocalhos feitos com arroz, macarrão, feijão, pedrinhas, pedaços de madeira etc, um violão feito com caixa e elástico, um tambor construído com copo e balão é motivo de descobertas e diversão.


Depois passamos a pesquisar outros sons, como por exemplo, o som do palito em atrito com o pente, da madeira em atrito com a caixa de papelão, da colher de metal batendo no chão, etc.



Além da descoberta dos diferentes sons, estimulamos a criança a tornar-se uma pesquisadora, pois sozinha começa a perceber os sons no mundo e como produzi-los.


Gostou da ideia? Comente aqui suas experiências ou deixe um recado.


Abraços!

 
 
 

Comentarios


Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page