top of page

A importância dos bonecos na infância

  • Foto do escritor: profjessyhuper
    profjessyhuper
  • 12 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

PicsArt_1434106958992[1].jpg

A brincadeira da vez foi a criação de bonecos com materiais recicláveis. Utilizei frascos de shampoo e potinhos de danoninho. Meu bebê amou, deu várias gargalhadas, balançou os bonecos, organizou-os dentro da caixa (todos de cabeça para cima! Na última foto, do canto direito, ele tinha colocado de cabeça para baixo, mas quando percebeu foi lá e mudou). Depois foi correndo mostrar para o papai o brinquedo novo. Uma alegria só!


PicsArt_1434107058043[1].jpg

Em seguida, colamos cabelos nos bonecos e até arrumamos um chapéu para ficar mais estiloso.

20150610_083257[1].jpg

Fiz um boneco de balão também, mas não fez tanto sucesso quanto os bonecos de shampoo.



"Os bonecos são os primeiros itens com que as crianças começam a brincar. Desde o berço eles já aparecem: são ursinhos de pelúcia, fantoches, dedoches, bonecas ousuper-heróis. Seja menino ou menina, todos os pequenos têm algum tipo de contato com esse brinquedo que é considerado o mais antigo da história.Ao brincar com bonecos, as crianças reproduzem o que elas vivem no dia a dia e, com isso, acabam trabalhando sentimentos e habilidades, além de desenvolverem ainda mais a criatividade e proporcionarem diversão.


Profissões, contextos sociais, a percepção de diferentes tipos de pessoa, idades e classes sociais diferentes das da criança podem ser percebidas e desenvolvidas durante o aprendizado em uma brincadeira com bonecos. Ao criar histórias, pensar em movimentos, falas e situações para o brinquedo, os pequenos desenvolvem uma série de habilidades que contribuem para a formação da personalidade.


Crianças não fazem distinção de gênero como os adultos, por isso é normal ver um menino brincando com uma “boneca-bebê”. Ele pode estar desempenhando um papel de pai, de médico, de professor ou de alguma outra cena que faça parte da rotina dele e que ele sinta a necessidade de desenvolver.Especialistas recomendam que os pais incentivem a brincadeira com bonecos e, quando possível, tirem um tempo no dia a dia para entrar junto nesse mundo de fantasia não só pela diversão, mas também para ter mais percepção sobre os sentimentos e sensações que seus filhos estão desenvolvendo durante a brincadeira".


Fonte: Revista Pais e Filhos


Sabendo dessa importância não podemos deixar de brincar com nossas crianças. Mãos à obra!


 
 
 

Comentarios


Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page